10 junho 2008

Eficiência Pessoal

A capacidade de trabalho varia para cada um de nós. Embora haja diversidade de aptidões, a baixa qualidade de muitas tarefas prende-se exclusivamente ao método utilizado. Uma reflexão sobre a maneira de executarmos nossas obrigações diárias pode indicar uma mudança em nossos hábitos e atitudes.

A utilização integral de nossos recursos pessoais seria maximizada se conseguíssemos combinar um bom método de trabalho com nossa vocação profissional. Quando alguém faz o que gosta, ele produz mais e melhor. Se, além disso, escolhe maneiras de economizar o tempo, sua produtividade será maior e a sociedade lucrará com isso.

A produtividade da mão de obra depende dos fatores mesológicos considerados. Temperatura elevada, iluminação inadequada, barulho intermitente e disposição das ferramentas têm influência considerável no cômputo do produto final. Pessoas que precisam ler durante várias horas ao dia, sem boa iluminação e sem lentes corretivas ajustadas, podem vir a ter constantes dores de cabeça.

Nossa eficiência pessoal seria extremamente incrementada se pudéssemos eliminar todos os movimentos inúteis: é a procura de papéis que não se encontram devidamente arquivados; pressa pela manhã porque, no dia anterior, não preparamos todo o material necessário; o hábito de tudo adiar; as voltas desnecessárias que a dona de casa dá para preparar o alimento.

Embora não percebamos de pronto, todas as nossas ações têm peso no somatório geral da sociedade. Se individualmente economizarmos água, a sociedade como um todo terá menos água gasta. Se ajudarmos uma pessoa carente, a sociedade terá uma pessoa a menos para ser ajudada. Se iluminarmos a nossa mente, a sociedade terá uma mente a menos para ser iluminada. Somos mais importantes do que imaginamos.

Segundo as Leis Naturais, cada um de nós tem o dever de cooperar com o próximo. À medida que avançamos na compreensão do mundo, percebemos a nossa insignificância ante o Universo. Porém, notamos, também, que podemos ser um construtor desse mesmo Universo, bastando, apenas, que manejemos a alavanca da vontade.

Fonte de Consulta

LAIRD, D. A. O Segredo da Eficiência Pessoal. São Paulo, IBRASA, 1968.

Nenhum comentário: