26 junho 2008

Por que Ouvimos Mal?

A audição está relacionada com a atenção. Embora a palavra atenção contenha certa ambiguidade, ela pode ser expressa em sentido periférico ou dirigido. Em sentido periférico, somos passíveis de ouvir todos os sons que nos rodeiam; em sentido dirigido, só captamos aquilo a que a nossa mente atentar. Assim, a atenção dirigida pode ser também interpretada como uma atenção concentrativa.

Ouvir é um ato consciente, é a renúncia do "eu", é um esforço infatigável da vontade. Ouvimos mal porque não colocamos as sentinelas do interesse naquilo que estivermos fazendo, porque não damos o devido respeito ao próximo, porque nos julgamos superiores a tudo e a todos. Como estamos sempre centrados sobre o nosso projeto de vida, os nossos pensamentos e a nossa maneira de ser, nosso primeiro impulso é falar sobre estes temas e não o de ouvir o próximo. Ouvi-lo faz-nos perder tempo, e raciocinamos da seguinte forma: eu é que sei; o outro não sabe nada.

Preconceito é um tipo de juízo que afeta negativamente a nossa audição. Pré-conceito significa formar um conceito antecipado das coisas. Como o nosso cérebro possui um dispositivo que faz parecer ouvir quando nada ouvimos, podemos estar imersos em nós mesmos dando a impressão que estamos ouvindo o outro. Muitas vezes somos parecidos aos homens que Platão colocou dentro da caverna: olhamos apenas nossas sombras e não somos capazes de perceber as luzes do outro, daquele que saiu ao Sol. É que a estima própria dificulta olharmos os outros como eles realmente são.

A preocupação também dificulta a boa audição. Por que? Observe que a palavra preocupação, que significa prender a atenção, é uma ocupação antecipada à própria ocupação, por isso pré-ocupação. Assim, se nossa mente estiver envolta com os problemas do desemprego, da doença, do mau relacionamento no lar e da falta de dinheiro, convém nos retirarmos, buscarmos a solidão e o silêncio, para não faltarmos com devido respeito ao outro. Lembremo-nos de que toda a preocupação é intermitente. Cicatrizada a ferida, estaremos novamente aptos para melhor ouvir o nosso interlocutor.

Numa palestra, a fala e a audição devem estar em perfeita harmonia. Se estivermos na qualidade de ouvintes, esforcemo-nos por manter a mente absorta no que nos estão comunicando, quer soe bem ou mal aos nossos ouvidos; na qualidade de oradores, chamemos a atenção do ouvinte e procuremos manter acesa a chama do seu interesse. Sabedores de que a mente se distrai a cada 5 minutos, convém estarmos constantemente modificando o timbre de voz, o ritmo do discurso e as posturas das expressões corporais.

Por fim, atentemos para o grande ensinamento contido nesses pequenos versos: "Dois olhos, dois ouvidos, só a boca que não tem par, por isso é mais prudente ver e ouvir do que falar".

Fonte de Consulta

PENTEADO, J. R. W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo, Pioneira, 1964.

 

 

Nenhum comentário: