26 junho 2008

Urgência e Importância

É uma verdadeira arte conseguir colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar na vida.

O que significa a palavra urgente? E a palavra importante? Sabemos diferenciar uma da outra? Urgente é algo que tem que ser feito imediatamente; o importante, nem sempre. Exemplo: consertamos uma máquina quebrada, submetemo-nos a uma cirurgia no coração, escrevemos um ensaio no domingo à noite para ser entregue na segunda de manhã. O importante está relacionado com o planejamento de longo prazo, os projetos de futuro e a delegação de responsabilidade.

Stephen R. Covey, em First Things FirstComo Definir Prioridades num Mundo sem Tempo, distribui as atividades humanas em quatro quadrantes: 1) importante-urgente, 2) importante-não-urgente, 3) não-importante-urgente, 4) não-importante-não-urgente. O importante-urgente é aquilo que devemos fazer, senão poderemos ser enterrados vivos; o importante-não-urgente é o Quadrante da Qualidade em que projetamos o nosso futuro; o não-importante-urgente é o Quadrante da Decepção em que o burburinho da urgência cria a ilusão da importância; o não-importante-não-urgente é o Quadrante do Desperdício em que o trabalho sem importância é valorizado.

O uso do relógio caracteriza a urgência; o uso da bússola a importância. O relógio diz respeito aos compromissos, às reuniões, aos horários a serem obedecidos; a bússola, à visão, aos valores, aos princípios, à missão, à maneira como conduzimos a nossa vida. O autor enfatiza que deveríamos agir segundo a bússola, pois mais importante que a velocidade com que estejamos nos locomovendo, é a direção que estamos dando à nossa locomoção. Por isso, não se deve escolher entre o "bom" e o "ruim", mas entre o "bom" e o "melhor".

Agimos pelos princípios ou pelas emoções? Há princípios que são universais e existem deste toda a eternidade. Por mais que a civilização tente escondê-los, eles permanecem em nosso subconsciente. Esses princípios nada mais são do que as leis naturais, gravadas pelo Criador em nossa consciência. Esquecê-los ou renegá-los é um grande atraso para a evolução de nossa alma imortal. De acordo com essas leis naturais, nós não controlamos as nossas vidas; os princípios é que as controlam.

Um diário pessoal contribui muito para diferenciarmos o urgente do importante. Ao transcrevermos para o papel as nossas ações diárias, tomamos consciência de como passamos o dia. Podemos verificar como fomos em pensamento, palavras e atos. Com isso, visualizamos os atos urgentes que só foram urgentes porque não soubemos prever, programar e realizá-los dentro do tempo previsto. É o caso do crime, que muitas vezes acontece, porque não houve prevenção policial.

Tenhamos em mente as ações baseadas em princípios. Não nos deixemos influenciar pela aparente vitória do erro e da mentira. A verdade está no fundo e, para descobri-la, é preciso cavar muita terra.

Fonte de Consulta

COVEY, Stephen R. et all. First Things First: Como Definir Prioridades num Mundo sem Tempo. Tradução de Júlio Bernardo Ludemir. Rio de janeiro: Campus, 1995.

 


Nenhum comentário: