11 fevereiro 2015

Foco Define a Sorte - Papo de Líder

Foto

Na edição "Papo de Líder" de 27 de dezembro de 2014, Eugênio Mussak conversa com a filósofa, escritora e professora Dulce Magalhães. 

LivroO Foco Define a Sorte: a Forma Como Enxergamos o Mundo Faz o Mundo que Enxergamos (Dulce Magalhães)

Descrição: Tudo que vivemos é fruto de nossas escolhas, de nossa forma de ver a vida, das respostas que somos capazes de arquitetar. E todo o processo de construção de nossa realidade tem a ver com determinado ângulo de visão. Assim, o foco, a forma como enxergamos o mundo, faz o mundo que enxergamos.

Notas extraídas da entrevista

Sorte é destino, fortuna, resultado. 

Azar é acaso. Deixar ao azar é deixar ao acaso.

O contrário do azar é o foco. 

Foco é decidir o que vai fazer. Daí temos o destino. É uma espécie de liberdade de escolha. É o exercício do livre-arbítrio nas condições que estão presentes. Exemplo: dependendo do nosso foco, há dez portas. Escolhendo uma, haverá um destino. Estando nessa porta, outras portas se abrem. Vamos assim atualizando o nosso destino.

Segundo William Miller, o maior líder em motivação, deve-se dar atenção à impecabilidade da palavra. A palavra deve ter uma representação justa, correta. Observe a palavra emagrecer. A pessoa diz, mas não quer. 

Segundo Confúcio, "A hipocrisia é um bem social." Fundamentalmente, não é falar tudo; o importante é pensar corretamente. 

Os três princípios 

1) Nós nos tornamos melhor naquilo que mais treinamos.

2) Se alguma coisa nos incomoda, o problema é nosso.

3) As potencialidades podem se desenvolver de acordo com nossas escolhas.

Perguntas-Chaves

Pergunta é a qualidade de organização mental que permite que o cérebro seja estimulado para novas sinapses. O cérebro funciona através de perguntas. Observe quando queremos lembrar o nome de um filme. De repente, ele aparece. Houve um processo paralelo. 

1) O que eu quero?

2) Como vou alcançar isso?

3) Por que não?

"Monotonia é a derrota da criatividade." 

áudio em: http://www.papodelider.com/dulce-magalhaes-3/


Um comentário:

Miguel Kawakami disse...

O áudio não está mais disponível. Se alguém tiver pf envie-me. Miguelkawakami@gmail.com.